domingo, 6 de junho de 2010

Falando em público


Nem todos tem aquela facilidade para comunicar-se diante do publico,até mesmo em sala de aula quando vemos uma equipe se apresentar,ficamos nos imaginando quando for nossa vez...

Portando,darei algumas dicas essenciais para chegar la na frente e fazer valer seu esforço.

1)Conhecimento e autoridade sobre o assunto

Conheça o assunto que será abordado,estude com antecedencia,durante o maior tempo possivel,somente assim você poderá chegar la na frente com firmeza na voz,dominando o assunto.
Lembre-se de que, se você falar sobre assuntos fora de seu campo de conhecimento, por melhor que seja a qualidade de sua comunicação, corre o risco de ser visto apenas como um presunçoso e desqualificado para a função.

2) Confiança

Nós Herdamos esse mecanisco de defesa.Hoje, quando sentimos medo,sofremos uma descarga de adrenalina para que possamos nos movimentar mais depressa, enquanto ela vai sendo metabolizada. só que, no caso do falar em publico, ou até mesmo em situações mais reservadas, como diante do juiz, o advogado sente medo, sofre essa descarga de adrenalina - para que possa se movimentar mais rapido durante a "fuga" -, mas não pode fugir. Por isso, a adrenalina permanece um tempo maior no organismo e provoca a confusão que todos conhecemos: as pernas tremem, as mãos suam, o coração bate mais forte, a voz enrosca na garganta e até os pensamentos maravilhosos que eram tão claros antes de falar desaparecem nessa circunstâncias.

Agora que entendemos o mecanismo do medo, fica mais simples compreender as suas causas na hora de falar em público.
São três os motivos do medo de falar em público.

A) Falta de conhecimento sobre o assunto

Se você não conhecer todos os detalhes do processo em que está envolvido, durante a apresentação estará sempre seguindo por um caminho desconhecido, com receio de esquecer algum dado importante ou até de que apareçe uma questão para a qual não teria resposta apropriada. temendo que esse fato possa mesmo ocorrer, entra em funcionamento o mecanismo do medo e, como consequência, a descarga de adrenalina para "proteger" você.

Portanto, se o estudante não tiver ou não demonstrar confiança ao falar, poderá indicar essa falta de segurança pelo desconforto, pela hesitação, pelo nervosismo ao se apresentar. Por isso é tão importante combater o medo de falar.

B) Falta de prática no uso da palavra em público

Se você não tiver experiência no uso da palavra nas situações que um advogado precisa de apresentar, estará desenvolvendo uma atividade desconhecida diante das pessoas e, muito provavelmente, ficará temeroso de fazer mal esse trabalho, pois, se não se sair bem, sua imagem tambem poderá ser prejudicada. Com receio de que o resultado possa ser esse, mais uma vez entra em funcionamento o mecanismo do medo e, como consequência, a presença da adrenalina para "proteger" você.

C) Falta de autoconhecimento

Nós não nos conhecemos. Principalmente quando estamos diante de uma platéia é que não sabemos mesmo quem somos.
Temos internamente dois oradores distintos: um real e outro imaginado. O real é verdadeiro, aquele que as pessoas vêem, efetivamente. O imaginado é fruto da nossa imaginação, aquele que nós pensamos que as pessoas vêem quando falamos. Esse orador imaginando é construído principalmente pelos registros negativos que recebemos - os momentos de trizteza, de derrota, de cerceamento pelos quais passamos ao longo do da vida. esses registros formam uma auto-imagem negativa, distorcida, diferente da imagem verdadeira que possuimos.O orador imaginando se apóia nessa auto-imagem e, por isso, normalmente é também muito negativo, Como consequência ficamos com receio das críticas e julgamos que as pessoas estão censurando nossa apresentação. temendo estar passando por essa situação, ficamos com medo e, mais uma vez a adrenalina surge para nos "defender".

Então nobre estudante de Direito, estude e se envolva com antecedencia no assunto que será abordado.

Até a proxima.

2 comentários:

  1. Pretendo fazer direito e o seu blog vai me servir muito,parabéns
    ;**

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, você me ajudou muito tenho um seminário para apresenta e estava muito nervosa agora estou mais tranquila.

    ResponderExcluir