
Com a comunicação visual, você atingirá dois objetivos: receberá o retorno do comportamento do público e valorizará a presença dos ouvintes.
Quando você olha para as pessoas, percebe, pelas reações delas, se estão entendendo, concordando com seu ponto de vista ou assimilando a mensagem. Se você notar qualquer tipo de desinteresse do público, alguma discordância ou dificuldade de entendimento nas informações, será possível modificar sua atitude, adaptando a mensagem para reconquistar a atenção e o interesse dos interlocutores. Imagine-se em uma palestra. Se você não olhar para o audítório, não será possível descobrir como o público está reagindo e que tipo de alteração você deverá fazer. Essa deve ser uma preocupação frequente na comunicação do advogado,pois, se não perceber a reação dos ouvintes e não adaptar a mensagem diante da nossa circunstância, sua apresentação poderá ser prejudicada.
O outro objetivo da comunicação visual é valorizar os presentes, de forma que se sintam prestigiados. Se eles não perceberem a sua comunicação visual, poderão sentir-se alheios àquele ambiente e se comportar como se a mensagem não lhes estivesse sendo dirigida.
Se estiver ministrando uma palestra, ou falando em público em qualquer outra circunstância, ao olhar para a platéia, não se apresente com aquele brilho nos olhos característico de quem está lendo um papel na própria mente. Tambem não olhe rápido demais de um lado para o outro, pois não conseguirá enxergar as pessoas, nem olhe com aquele jeito desconfiado, girando apenas os olhos, sem mover a cabeça.
"Olhe" com o corpo todo para os ouvintes, isto é, ao olhar para as pessoas que estão sentados à esquerda, gire o tronco e a cabeça para esse lado da platéia, deixando que todos percebam que você está com os olhos voltados nessa direção. Ao olhar para as pessoas que estão sentadas à direita, proceda da mesma forma.
O fato de girar o tronco e a cabeça para ver o auditório, além de permitir o retorno, sabendo como as pessoas estão reagindo à apresentação, e de prestigiar a presença dos ouvintes, que percebem com essa atitude o seu contato visual, torna possível a conquista de um terceiro objetivo: com a movimentação, você irá quebrar a rigidez da postura, e a flexibilidade do tronco deixará mais natural o seu posicionamento.
Olhe para todos os lados do auditório: para as pessoas que estão sentadas na frente, no centro e na parte de trás da platéia.Durante toda a apresentação fique atento ao público para que este perceba o interesse que você tem.
Não se desespere se, por acaso, alguém sair no meio da apresentação ou cochilar enquanto você estiver falando. Esses fatos podem ocorrer com a comunicação de qualquer advogado e raramente estão relacionados com o seu desemprenho. Alguém pode cochilar devido a uma noite maldormida ou sair da sala forçado por um compromisso inadiável. Mantenha sempre a calma e preocupe-se com o comportamento geral do auditório, não com uma ou outra atitude isolada.
Eu olho bem no meio da cara das pessoas com as quais converso... rs...
ResponderExcluirAbraço!
muito dahora seu blog
ResponderExcluirgostei ;)
bem complexo
Ótimo texto, vou começar o curso de Direito agora no segundo semestre, estou te seguindo!
ResponderExcluirCaara, texto muito bom, vc fa e formado ou ainda está cursando direito!! eu vo tentar esse ano!
ResponderExcluirabraço
http://naosentindo.blogspot.com/
Achei bem interessante informativo sue texto!
ResponderExcluirParabéns!
;D