domingo, 6 de junho de 2010

Olhe para os ouvintes


Com a comunicação visual, você atingirá dois objetivos: receberá o retorno do comportamento do público e valorizará a presença dos ouvintes.
Quando você olha para as pessoas, percebe, pelas reações delas, se estão entendendo, concordando com seu ponto de vista ou assimilando a mensagem. Se você notar qualquer tipo de desinteresse do público, alguma discordância ou dificuldade de entendimento nas informações, será possível modificar sua atitude, adaptando a mensagem para reconquistar a atenção e o interesse dos interlocutores. Imagine-se em uma palestra. Se você não olhar para o audítório, não será possível descobrir como o público está reagindo e que tipo de alteração você deverá fazer. Essa deve ser uma preocupação frequente na comunicação do advogado,pois, se não perceber a reação dos ouvintes e não adaptar a mensagem diante da nossa circunstância, sua apresentação poderá ser prejudicada.
O outro objetivo da comunicação visual é valorizar os presentes, de forma que se sintam prestigiados. Se eles não perceberem a sua comunicação visual, poderão sentir-se alheios àquele ambiente e se comportar como se a mensagem não lhes estivesse sendo dirigida.
Se estiver ministrando uma palestra, ou falando em público em qualquer outra circunstância, ao olhar para a platéia, não se apresente com aquele brilho nos olhos característico de quem está lendo um papel na própria mente. Tambem não olhe rápido demais de um lado para o outro, pois não conseguirá enxergar as pessoas, nem olhe com aquele jeito desconfiado, girando apenas os olhos, sem mover a cabeça.
"Olhe" com o corpo todo para os ouvintes, isto é, ao olhar para as pessoas que estão sentados à esquerda, gire o tronco e a cabeça para esse lado da platéia, deixando que todos percebam que você está com os olhos voltados nessa direção. Ao olhar para as pessoas que estão sentadas à direita, proceda da mesma forma.
O fato de girar o tronco e a cabeça para ver o auditório, além de permitir o retorno, sabendo como as pessoas estão reagindo à apresentação, e de prestigiar a presença dos ouvintes, que percebem com essa atitude o seu contato visual, torna possível a conquista de um terceiro objetivo: com a movimentação, você irá quebrar a rigidez da postura, e a flexibilidade do tronco deixará mais natural o seu posicionamento.
Olhe para todos os lados do auditório: para as pessoas que estão sentadas na frente, no centro e na parte de trás da platéia.Durante toda a apresentação fique atento ao público para que este perceba o interesse que você tem.
Não se desespere se, por acaso, alguém sair no meio da apresentação ou cochilar enquanto você estiver falando. Esses fatos podem ocorrer com a comunicação de qualquer advogado e raramente estão relacionados com o seu desemprenho. Alguém pode cochilar devido a uma noite maldormida ou sair da sala forçado por um compromisso inadiável. Mantenha sempre a calma e preocupe-se com o comportamento geral do auditório, não com uma ou outra atitude isolada.

5 comentários:

  1. Eu olho bem no meio da cara das pessoas com as quais converso... rs...

    Abraço!

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  2. muito dahora seu blog
    gostei ;)
    bem complexo

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  3. Ótimo texto, vou começar o curso de Direito agora no segundo semestre, estou te seguindo!

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  4. Caara, texto muito bom, vc fa e formado ou ainda está cursando direito!! eu vo tentar esse ano!
    abraço
    http://naosentindo.blogspot.com/

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  5. Achei bem interessante informativo sue texto!
    Parabéns!
    ;D

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